CBO 914105 - Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

Qual o CBO para Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral ?

9 - TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO

91 - TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO MECÂNICA

914 - MECÂNICOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR

9141 - MECâNICOS DE MANUTENçãO AERONáUTICA

914105 - Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

Quais são os sinônimos para o CBO 914105 - Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral ?

914105 - Ajudante, auxiliar de mecânico de avião

914105 - Ajudante de manutenção de aeronave

914105 - Mecânico de aeronaves

914105 - Mecânico de manutenção de aviões

914105 - Mecânico de manutenção de helicópteros

914105 - Mecânico encarregado de manutenção de aeronave

914105 - Técnico em manutenção de aeronaves

Quais são as ocupações relacionadas para o CBO 914105 - Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral ?

914105 - Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

914110 - Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)

Descrição Sumária:

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros; recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de voo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar-condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Formação e Experiência:

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades (GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos motopropulsores; (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar-condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem); (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, radionavegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT). A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício:

Atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos; estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Código Internacional CIUO 88:

7232 - Mecánicos y ajustadores de motores de avión. 7233 - Mecánicos y ajustadores de máquinas agrícolas e industriales.

Recursos de Trabalho:

Alicate de freno; Analisador de vibração; Boroscópio; Chaves de aperto (diversos tipos); Chaves de fenda e Phillips; Marteletes pneumáticos; Multímetro; Paquímetros, micrômetros e canivete de lâmina; Tensiômetro; Torquímetro.

O que é o CBO - Classificação Brasileira de Ocupações ?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.