9 - TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO
91 - TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO MECÂNICA
911 - MECÂNICOS DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E RESIDENCIAIS
9111 - MECâNICOS DE MANUTENçãO DE BOMBAS, MOTORES, COMPRESSORES E EQUIPAMENTOS DE TRANSMISSãO
911125 - Mecânico de manutenção de redutores
911125 - Mecânico de manutenção de transmissão
911105 - Mecânico de manutenção de bomba injetora (exceto de veículos automotores)
911110 - Mecânico de manutenção de bombas
911115 - Mecânico de manutenção de compressores de ar
911120 - Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores)
911125 - Mecânico de manutenção de redutores
911130 - Mecânico de manutenção de turbinas (exceto de aeronaves)
Realizam manutenção em bombas, redutores, compressores, turbocompressores, motores a diesel (exceto de veículos automotores), bombas injetoras e turbinas industriais. Reparam peças; ajustam, lubrificam, testam e instalam equipamentos industriais. Elaboram documentação técnica, inclusive registros de ocorrências. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de segurança, qualidade e de preservação ambiental.
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental mais curso profissionalizante de mais de quatrocentas horas/aula, oferecido por instituições de formação profissional e pelas próprias empresas. O pleno desempenho das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência na área. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, química e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe sob supervisão. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos e em regime de sobreaviso. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos; estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altas temperaturas e ao trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.
7233 - Mecánicos y ajustadores de máquinas agrícolas e industriales.
Equipamentos de testes; Ferramentas de corte; Ferramentas especiais; Ferramentas manuais; Instrumentos de medição e comparação; Instrumentos de traçagem; Máquinas de içamento e movimentação de cargas; Máquinas hidráulicas, pneumáticas e elétricas; Máquinas operatrizes; Microcomputador, softwares e periféricos.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.