9 - TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO
91 - TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO MECÂNICA
910 - SUPERVISORES EM SERVIÇOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO MECÂNICA
9109 - SUPERVISORES DE OUTROS TRABALHADORES DE SERVIçOS DE REPARAçãO, CONSERVAçãO E MANUTENçãO
910905 - Supervisor de reparos linhas férreas
910905 - Contramestre de conservação de vias permanentes
910905 - Encarregado de conservação de vias permanentes
910905 - Líder de conservação de vias permanentes
Supervisionam e coordenam a realização de manutenção em vias férreas; supervisionam equipes de trabalho de reparo, manutenção e de restabelecimento de tráfego; inspecionam e realizam testes em vias férreas; supervisionam manutenção mecanizada das vias férreas. As atividades são exercidas em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança, de saúde e de preservação do meio ambiente.
O exercício dessas ocupações requer ensino médio, acrescido de um curso profissionalizante com carga horária superior a quatrocentas horas/aula. O pleno desempenho das atividades ocorre após cinco anos de experiência. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Trabalham em empresas de transporte ferroviário e metrôs. Atuam em locais abertos e fechados, em períodos diurno, noturno ou em rodízio de turnos. Esses empregados são assalariados, registrados em carteira e organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional. O supervisor de reparos vincula-se ao trabalho com os trilhos e o supervisor de manutenção aos sistemas de lubrificação. Trabalham expostos a sol, chuva e poeira e em locais subterrâneos.
8312 - Guardafrenos, guardagujas y agentes de maniobras.
Aparelho reprodutor de perfil; Calculadora; Computador; Gabaritos; Marcador industrial; Paquímetro; Radiotransreceptor; Régua de nível e bitola; Termômetros; Trena.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.