CBO 841505 - Trabalhador de tratamento do leite e fabricação de laticínios e afins

Qual o CBO para Trabalhador de tratamento do leite e fabricação de laticínios e afins ?

8 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS

84 - TRABALHADORES DA FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS, BEBIDAS E FUMO

841 - OPERADORES DE EQUIPAMENTOS NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS

8415 - TRABALHADORES NA PASTEURIZAçãO DO LEITE E NA FABRICAçãO DE LATICíNIOS E AFINS

841505 - Trabalhador de tratamento do leite e fabricação de laticínios e afins

Quais são os sinônimos para o CBO 841505 - Trabalhador de tratamento do leite e fabricação de laticínios e afins ?

841505 - Operador de desnatadeira (fabricação de laticínios e afins)

841505 - Operador de máquina de laticínios

841505 - Operador de pasteurizador

841505 - Trabalhador da fabricação de laticínio

841505 - Trabalhador de tratamento de leite

Quais são as ocupações relacionadas para o CBO 841505 - Trabalhador de tratamento do leite e fabricação de laticínios e afins ?

841505 - Trabalhador de tratamento do leite e fabricação de laticínios e afins

Descrição Sumária:

Recepcionam e analisam o leite, interpretando cronogramas de coleta de amostras, coletando amostras para análise laboratorial, interpretando resultados das análises, definindo proporções de misturas de agentes químicos, divulgando resultados de análises para setores de produção. Controlam variáveis do processo de pasteurização (pressão, temperatura, teor de gordura e outras). Pasteurizam, desnatam e esterilizam o leite. Realizam procedimentos de sanitização.Trabalham em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência:

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de duzentas horas/aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com até um ano de experiência profissional. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício:

Atuam na pecuária e atividades afins e na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, realizado em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado e no horário diurno. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos a ruído intenso.

Código Internacional CIUO 88:

8272 - Operadores de máquinas para elaborar productos lácteos.

Recursos de Trabalho:

Analizador eletrônico de gordura; Bomba sanitária; Desnataderia; Envazadora; Homogeneizador; Leite, água; Pasteurizador; Resfriador (trocador de calor); Silo e tangue de estocagem.

O que é o CBO - Classificação Brasileira de Ocupações ?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.