8 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
83 - TRABALHADORES DE INSTALAÇÕES E MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
833 - CONFECCIONADORES DE PRODUTOS DE PAPEL E PAPELÃO
8331 - OPERADORES DE MáQUINAS NA FABRICAçãO DE PRODUTOS DE PAPEL E PAPELãO
833105 - Cartonageiro, a máquina
833105 - Caroneiro - em cartonagem
833105 - Cartonageiro - em cartonagem
833105 - Cartonageiro - nas indústrias gráficas
833105 - Confeccionador de caixas de papelão
833105 - Confeccionador de caixas de papelão, a máquina
833105 - Operador de máquina de cartonagem
833105 - Cartonageiro, a máquina
833110 - Confeccionador de bolsas, sacos e sacolas e papel, a máquina
833115 - Confeccionador de sacos de celofane, a máquina
Preparam e operam máquinas para corte de papel; preparam impressoras, máquinas de corte, de colagem e dobragem e de corte e vinco, trocando ferramentas, ajustando componentes, testando e conferindo amostras. Limpam máquinas, retirando resíduos e excesso de óleo lubrificante. Trabalham em conformidade com as rígidas normas de segurança, meio ambiente e saúde.
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional, com carga horária de, no máximo, duzentas horas/aula. O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de um a dois anos de experiência profissional. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Os trabalhadores dessa ocupação exercem suas atividades principalmente em empresas de fabricação de pastas, papel e produtos de papel e de madeira. O exercício da profissão se dá na condição de trabalhador assalariado, empregado com carteira assinada. Os profissionais atuam em equipes de trabalho e exercem suas funções sob supervisão permanente. Realizam as atividades em ambientes fechados, em rodízio de turnos que podem ocorrer nos períodos diurno e noturno. Podem, ainda, trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
8253 - Operadores de máquinas para fabricar productos de papel.
Amarradeira; Coladeira; Empilhadeira; Grampeadeira; Guilhotina; Impressora; Kit de chaves; Máquina de corte e vinco; Máquina onduladeira; Trena.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.