8 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
83 - TRABALHADORES DE INSTALAÇÕES E MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
832 - TRABALHADORES DA FABRICAÇÃO DE PAPEL
8321 - OPERADORES DE MáQUINAS DE FABRICAR PAPEL E PAPELãO
832110 - Operador de cortadeira de papel
Este CBO não possui sinônimos
832110 - Operador de cortadeira de papel
832115 - Operador de máquina de fabricar papel (fase úmida)
832120 - Operador de máquina de fabricar papel (fase seca)
832125 - Operador de máquina de fabricar papel e papelão
832135 - Operador de rebobinadeira na fabricação de papel e papelão
Operam máquinas de fabricar papel e papelão, acionando motores e bombas, ajustando parâmetros e nível de pasta, regulando pressão de prensas, trocando lâminas e limpando máquinas. Operam máquinas de fabricar papel e papelão em fase seca, regulando tensão, alinhamento e limites laterais de telas secadoras, acionando grupos secadores, bombas e turbinas, controlando pressão e temperatura de secadores. Operam supercalandras, ajustando tensão das folhas, regulando pressão de vapor e de rolos. Operam máquinas rebobinadeiras de papel e papelão, acionando, trocando facas e contrafacas, preparando tubetes e regulando pressão, tensão do papel e ângulo de rolos. Operam máquinas cortadeiras de papel e papelão. Controlam processo dos padrões de qualidade e trabalham em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. Pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam na fabricação de papel e derivados e de produtos químicos e na indústria editorial e gráfica (edição, impressão e reprodução de gravações) como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Também podem atuar em grandes alturas ou confinados. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. No desenvolvimento de algumas atividades permanecem expostos a ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas, poeira e umidade.
8142 - Operadores de instalaciones para la preparación de pasta para papel. 8143 - Operadores de instalaciones para la fabricación de papel.
Calandra e supercalandra; Chaves (alicates, combinadas, inglesas, Allen); Claves de válvulas; Cortadeira e will; Mesa plana e duoformer; Micrômetro; Pirômetro; Rebobinadeira; Secadores (cilindros); Termômetro.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.