8 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
83 - TRABALHADORES DE INSTALAÇÕES E MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
830 - SUPERVISORES DA FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
8301 - SUPERVISORES DA FABRICAçãO DE CELULOSE E PAPEL
830105 - Mestre (indústria de celulose, papel e papelão)
830105 - Chefe de acabamento de papel
830105 - Contramestre (indústria de celulose, papel e papelão)
830105 - Coordenador de turno - área de fibras
830105 - Coordenador de turno - área de papel
830105 - Mestre de fabricação e montagem de caixas (papelão)
830105 - Supervisor de fibras e utilidades
830105 - Supervisor de máquinas para fabricar papel
830105 - Supervisor de papel e acabamento
830105 - Supervisor de pátio de madeira
830105 - Supervisor de processo de fibras, químicos e madeira
830105 - Supervisor de produção de celulose
830105 - Supervisor de produção de papel
830105 - Supervisor de recuperação de produtos químicos
Coordenam processos de fabricação de celulose e papel, equipes de trabalho e atividades de manutenção de máquinas e equipamentos. Controlam as variáveis físico-químicas e os insumos do processo de produção. Monitoram a emissão de resíduos industriais, elaboram documentação técnica e administrativa e asseguram o cumprimento de normas e procedimentos de segurança, qualidade, higiene, saúde e preservação ambiental.
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre por volta de cinco anos de experiência profissional. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam na fabricação de celulose, papel e seus derivados e na indústria editorial e gráfica (edição, impressão e reprodução de gravações) como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podem, no desenvolvimento de algumas atividades, trabalhar em grandes alturas e permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
8253 - Operadores de máquinas para fabricar productos de papel.
BIP; Caneta; Estilete; Lanterna de pilha; Microcomputador; Rádio de comunicação; Softwares de gestão da produção; Telefone; Trena.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.