8 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
82 - TRABALHADORES DE INSTALAÇÕES SIDERÚRGICAS E DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
821 - OPERADORES DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO DE METAIS E LIGAS- PRIMEIRA FUSÃO
8211 - OPERADORES DE INSTALAçõES DE SINTERIZAçãO
821105 - Operador de centro de controle
821105 - Operador de centro de controle de sinterização e pátios
821105 - Operador de centro de controle e equipamentos da sinterização
821105 - Operador de centro de controle e matéria-prima para sinterizar
Operam centros de controle, máquinas de sinterização, equipamentos de recebimento, transporte, silagem e dosagem de matérias- primas; preparam amostras para análises físico-químicas e metalúrgicas; beneficiam matérias-primas para sinterização e altoforno; controlam a qualidade de matérias-primas e produtos. Organizam o desenvolvimento das atividades e cumprem programas de segurança, meio ambiente e saúde.
O exercício do trabalho requer escolaridade de nível médio, preferencialmente, com curso técnico em siderurgia, metalurgia ou mecânica, oferecidos por instituições de formação profissional. O pleno exercício da ocupação ocorre após três a quatro anos de experiência profissional. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Trabalham em empresas siderúrgicas. O trabalho é exercido em equipe, com rodízios de turno, em períodos diurnos e noturnos, sob supervisão permanente. Exercem as atividades em ambientes fechados e podem estar expostos a materiais tóxicos, altas temperaturas, radiações e ruído intenso. Em algumas atividades podem atuar em posições desconfortáveis durante longos períodos.
8223 - Operadores de máquinas pulidoras, galvanizadoras y recubridoras de metales.
Britador; Computador; Correias transportadoras; Equipamentos de controle de poluição; Forno de ignição; Máquina de sinterizar; Misturador; Rádio de comunicação; Resfriador; Rolo alimentador.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.