CBO 811205 - Operador de calcinação (tratamento químico e afins)

Qual o CBO para Operador de calcinação (tratamento químico e afins) ?

8 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS

81 - TRABALHADORES EM INDÚSTRIAS DE PROCESSOS CONTÍNUOS E OUTRAS INDÚSTRIAS

811 - OPERADORES DE INSTALAÇÕES EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS, PETROQUÍMICAS E AFINS

8112 - OPERADORES DE CALCINAçãO E DE TRATAMENTOS QUíMICOS DE MATERIAIS RADIOATIVOS

811205 - Operador de calcinação (tratamento químico e afins)

Quais são os sinônimos para o CBO 811205 - Operador de calcinação (tratamento químico e afins) ?

811205 - Calcinador

811205 - Operador de forno de calcinação

811205 - Operador de forno termoelétrico para elétrodos de grafite

811205 - Operador de sistema de calcinação

Quais são as ocupações relacionadas para o CBO 811205 - Operador de calcinação (tratamento químico e afins) ?

811205 - Operador de calcinação (tratamento químico e afins)

811215 - Operador de tratamento químico de materiais radioativos

Descrição Sumária:

Preparam interfaces de turno de trabalho e monitoram equipamentos e variáveis do processo de produção. Operam etapas do processo produtivo, realizam manobras de alinhamento dos processos e controlam resultados das etapas do processo produtivo e do sistema de qualidade. Produzem em bateladas (celulose, metais, têxtil e produtos químicos), vazam (descarregam) o forno e treinam novos operadores. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência:

Para o exercício dessas ocupações requer-se o curso técnico de nível médio em metalurgia, siderurgia, química, petroquímica ou áreas afins oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício:

Atuam na fabricação de produtos químicos, de coque, refino de petróleo, combustíveis nucleares, álcool, pastas, papel e derivados e metalurgia básica. São assalariados com carteira assinada e atuam em equipe (turnos, multifuncional) sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado ou a céu aberto. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis e trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse constante. Podem, ainda, trabalhar em grandes alturas ou confinados, em algumas atividades, podem ficar expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas, poeira, gases e umidade.

Código Internacional CIUO 88:

8152 - Operadores de instalaciones de tratamiento químico térmico. 8159 - Operadores de instalaciones de tratamientos químicos. no clasificados bajo otros epígrafes.

Recursos de Trabalho:

Bombas; Compressores; Filtros; Fornos; Reatores; Tanques; Torres; Trocadores de calor; Válvulas; Vasos

O que é o CBO - Classificação Brasileira de Ocupações ?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.