7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
77 - TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DE MADEIRA E DO MOBILIÁRIO
773 - TRABALHADORES DA TRANSFORMAÇÃO DA MADEIRA E DA FABRICAÇÃO DO MOBILIÁRIO
7735 - OPERADORES DE MáQUINAS DE USINAGEM DE MADEIRA CNC
773505 - Operador de centro de usinagem de madeira (cnc)
Este CBO não possui sinônimos
Operam, programam e realizam manutenção produtiva de máquinas de usinagem CNC. Interpretam ordens de produção e projetos de produtos. Organizam o ambiente de trabalho conforme normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança, meio ambiente e saúde.
Para o ingresso nessas ocupações requer-se escolaridade completa do ensino médio, acrescida de curso profissionalizante de até duzentas horas/aula. O exercício pleno das atividades ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Há a tendência ao aumento de qualificação. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em indústrias de fabricação de produtos de madeira. O trabalho é exercido de forma individual, com supervisão ocasional de técnicos titulares. Atuam em ambientes fechados por rodízio de turnos, expostos a ruídos e poeira tóxica.
8240 - Operadores de máquinas para fabricar productos de madera.
Brocas; Calculadora; Centro de usinagem; Ferramentas de corte; Fresa para moldura; Paquímetro; Pinça; Riscador; Seccionadora; Serras.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.