CBO 765010 - Chapeleiro de senhoras

Qual o CBO para Chapeleiro de senhoras ?

7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS

76 - TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS TÊXTIL, DO CURTIMENTO, DO VESTÚARIO E DAS ARTES GRÁFICAS

765 - TRABALHADORES DA CONFECÇÃO DE ARTEFATOS DE TECIDOS E COUROS

7650 - TRABALHADORES POLIVALENTES DA CONFECçãO DE ARTEFATOS DE TECIDOS E COUROS

765010 - Chapeleiro de senhoras

Quais são os sinônimos para o CBO 765010 - Chapeleiro de senhoras ?

765010 - Chapeleiro - exclusive de palha

765010 - Chapeleiro de chapéus de luxo

765010 - Conformador de chapéus

765010 - Cortador de chapéus

765010 - Decatizador

765010 - Fulista

765010 - Modelador de chapéus

765010 - Padronista de chapéus

Quais são as ocupações relacionadas para o CBO 765010 - Chapeleiro de senhoras ?

765005 - Confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos)

765010 - Chapeleiro de senhoras

765015 - Boneleiro

Descrição Sumária:

Confeccionam moldes (formas, facas) e modelos de artefatos de tecido, couro e similares. Preparam e cortam materiais e peças para confecção. Realizam pintura e adornos em artefatos, atividades de acabamento e serviços de manutenção em máquinas e equipamentos. Montam e embalam artefatos e comercializam produtos.

Formação e Experiência:

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de até a quarta série do ensino fundamental, mais curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas/aula para o boneleiro, de duzentas a quatrocentas horas/aula para o chapeleiro de senhoras e mais de quatrocentas horas/aula para o confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos). O exercício pleno das atividades ocorre com a experiência de um a dois anos para o boneleiro e mais de cinco anos para as outras ocupações. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício:

Atuam na indústria de confecção de artigos do vestuário e acessórios. O boneleiro trabalha com carteira assinada, o confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) e o chapeleiro de senhoras trabalham como autônomos ou por conta própria. O trabalho do chapeleiro de senhoras é individual, sem supervisão. Os outros profissionais trabalham em equipe por operações, com supervisão permanente. Todos trabalham em ambiente fechado, durante o dia, exceto o chapeleiro de senhoras que tem horários de trabalho irregulares. Em algumas atividades desenvolvidas pelo boneleiro e pelo confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) pode ocorrer exposição a materiais tóxicos.

Código Internacional CIUO 88:

7433 - Sastres, modistos y sombrereros. 7437 - Tapiceros, colchoneros y afines.

Recursos de Trabalho:

Balancim de corte; Boleadores; Facas (navalhas); Formas de madeira; Máquina de costura; Mesa de corte; Prensas; Tesoura; Vasadores.

O que é o CBO - Classificação Brasileira de Ocupações ?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.