7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
76 - TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS TÊXTIL, DO CURTIMENTO, DO VESTÚARIO E DAS ARTES GRÁFICAS
762 - TRABALHADORES DO TRATAMENTO DE COUROS E PELES
7623 - TRABALHADORES DO ACABAMENTO DE COUROS E PELES
762345 - Vaqueador de couros e peles
Este CBO não possui sinônimos
762305 - Estirador de couros e peles (acabamento)
762310 - Fuloneiro no acabamento de couros e peles
762315 - Lixador de couros e peles
762320 - Matizador de couros e peles
762325 - Operador de máquinas do acabamento de couros e peles
762330 - Prensador de couros e peles
762335 - Palecionador de couros e peles
Recurtem couros e controlam processos e operações do acabamento de couros e peles. Operam máquinas e equipamentos de acabamento de couros e peles. Pré-acabam, acabam e expedem couros e peles. Trabalham em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, meio ambiente, higiene e saúde.
O exercício dessas ocupações requer escolaridade, qualificação profissional e experiência profissional distintas. O operador de máquinas e o matizador de couros e peles devem ter, respectivamente, ensino fundamental e ensino médio concluídos bem como curso de qualificação profissional com duzentas horas/aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional para o primeiro, e de três a quatro anos para o segundo. Para as outras ocupações requer-se entre a quarta e a sétima séries do ensino fundamental. A qualificação profissional ocorre com a experiência prática no próprio local de trabalho e o desempenho pleno das atividades é alcançado em até dois anos de experiência profissional. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam na preparação de couros, principalmente na fase de acabamento. São empregados com carteira assinada, trabalham geralmente em equipe, sob supervisão permanente e em rodízio de turnos. Em algumas atividades podem permanecer exposto a materiais tóxicos e ruído intenso.
7441 -Apelambradores, pellejeros y curtidores. 8265 -Operadores de máquinas de tratamiento de pieles y cueros.
Amaciadora com pinos; Balança; Cabine de pintura; Espessímetro; Fulão; Lixadeira desempoadeira; Medidora; Prensa; Secadora a vácuo; Termômetro.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.