7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
76 - TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS TÊXTIL, DO CURTIMENTO, DO VESTÚARIO E DAS ARTES GRÁFICAS
761 - TRABALHADORES DAS INDUSTRIAS TÊXTEIS
7612 - OPERADORES DA FIAçãO
761210 - Operador de binadeira
Este CBO não possui sinônimos
761205 - Operador de abertura (fiação)
761210 - Operador de binadeira
761215 - Operador de bobinadeira
761225 - Operador de conicaleira
761230 - Operador de filatório
761235 - Operador de laminadeira e reunideira
761240 - Operador de maçaroqueira
761250 - Operador de passador (fiação)
Operam máquinas e instalações de fiação para produção de algodão penteado destinado às tecelagens conforme normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança, meio ambiente e de saúde. Comunicam os eventos operacionais do processo e sua segurança por meio de relatórios escritos e orais.
O exercício pleno das atividades nessas ocupações requer ensino fundamental completo, qualificação no próprio emprego e um ano de prática. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Trabalham na condição de assalariados, com carteira assinada na produção de fios para tecelagem. Operam instalações sob supervisão permanente em trabalho diurno ou noturno. Estão expostos à poeira e sujeitos à inspiração de resíduos de fiação.
7431 - Preparadores de fibras. 8261 - Operadores de máquinas de preparación de fibras, hilado y devanado. 8262 - Operadores de telares y otras máquinas tejedoras.
Abridores, limpadores e misturador; Carda e latões (vasos); Conicaleira, espula e conicais; Filatório de anel e filatório a rotor (open-end); Laminadeira; Maçaroqueira e ubetes (canelas); Passador; Penteadeira e pick-roll; Retorcedira e cones (bobinas); Reunideira e carretéis.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.