CBO 760305 - Encarregado de corte na confecção do vestuário

Qual o CBO para Encarregado de corte na confecção do vestuário ?

7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS

76 - TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS TÊXTIL, DO CURTIMENTO, DO VESTÚARIO E DAS ARTES GRÁFICAS

760 - SUPERVISORES NAS INDÚSTRIAS TÊXTIL, DO CURTIMENTO, DO VESTUÁRIO E DAS ARTES GRÁFICAS

7603 - SUPERVISORES NA CONFECçãO DO VESTUáRIO

760305 - Encarregado de corte na confecção do vestuário

Quais são os sinônimos para o CBO 760305 - Encarregado de corte na confecção do vestuário ?

760305 - Coordenador de corte na confecção do vestuário

760305 - Supervisor de corte na confecção do vestuário

Quais são as ocupações relacionadas para o CBO 760305 - Encarregado de corte na confecção do vestuário ?

760305 - Encarregado de corte na confecção do vestuário

760310 - Encarregado de costura na confecção do vestuário

Descrição Sumária:

Supervisionam equipes de trabalho; organizam dados de produção de corte e costura, definindo metas, organizando cronogramas, dimensionando a capacidade de produção. Controlam recursos para produção. Administram metas e resultados da produção, analisando relatórios, custos e registros. Controlam a qualidade dos produtos, determinando padrões de produção, avaliando satisfação de clientes, inspecionando a qualidade dos produtos.

Formação e Experiência:

Há dois acessos mais comuns na ocupação: são trabalhadores experientes que ascendem à posição de liderança de uma equipe de trabalhadores de chão-de-fábrica e que se qualificaram ao longo dos anos pela experiência. Ou, são egressos de qualificação técnica de nível médio na área de confecção habilitados a planejar, coordenar, orientar e supervisionar as diversas etapas do processo produtivo, empregando técnicas de planejamento e controle. O desempenho pleno das atividades, após formação profissional, é de um a dois anos de atuação na área. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício:

Esses trabalhadores são absorvidos pelas indústrias de confecção de artigos do vestuário e acessórios, exceto calçados. São empregados formais com registro em carteira e supervisionam diretamente uma equipe de costura e corte que se organiza em produção em linha ou em equipe multifuncional nas células de produção; trabalham, geralmente, sob supervisão de profissionais mais experientes, ou profissionais de nível superior da área de confecção de roupas e acessórios do vestuário. Atuam em locais fechados por rodízio de turnos. Eventualmente são expostos a ruídos.

Código Internacional CIUO 88:

7436 - Costureros, bordadores y afines.

Recursos de Trabalho:

Máquina de aplicar ilhoses; Máquina de bordar; Máquina de enfesto; Máquina de overloque; Máquina de ponto corrente; Máquina de posicionar entretelas; Máquina de pregar botão; Terminal de encaixe (cad).

O que é o CBO - Classificação Brasileira de Ocupações ?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.