CBO 752205 - Aplicador serigráfico em vidros

Qual o CBO para Aplicador serigráfico em vidros ?

7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS

75 - JOALHEIROS, VIDREIROS, CERAMISTAS E AFINS

752 - VIDREIROS, CERAMISTAS E AFINS

7522 - TRABALHADORES DA TRANSFORMAçãO DE VIDROS PLANOS

752205 - Aplicador serigráfico em vidros

Quais são os sinônimos para o CBO 752205 - Aplicador serigráfico em vidros ?

752205 - Impressor serigráfico em vidros

752205 - Impressor silk screen em vidros

752205 - Serigrafista em vidros

Descrição Sumária:

Planejam as atividades de corte e acabamento de vidros e cristais, analisando informações das áreas de interface, selecionando ferramentas, requisitando matérias-primas, preparando máquinas, equipamentos e materiais para movimentação na linha de produção. Controlam os processos de corte e acabamento em vidros e cristais, inspecionando e classificando matérias-primas e produtos, corrigindo anomalias no processo, monitorando cumprimento de metas de produção. Cortam, lapidam, dão polimento e decoram vidros e cristais. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência:

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental, excetuando-se o lapidador de vidros e cristais e o cortador de vidros, para os quais exige-se o ensino fundamental incompleto (quarta série para o primeiro, e entre a quarta e a sétima série, para o segundo). Todos devem passar por cursos básicos de qualificação em torno de duzentas horas, exceto o gravador de vidro a esmeril, cujo curso de qualificação gira em torno de quatrocentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e quatro anos de experiência profissional, conforme a ocupação. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício:

Atuam na fabricação de produtos minerais não-metálicos. São empregados com carteira assinada ou autônomos. Trabalham de forma individual ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados e em rodízio de turnos diurno/noturno. Eventualmente, o aplicador serigráfico em vidros e o gravador de vidro estão expostos a materiais tóxicos.

Código Internacional CIUO 88:

7322 - Sopladores, modeladores, laminadores, cortadores y pulidores de vidrio. 7323 - Grabadores de vidrio.

Recursos de Trabalho:

Cabine de jateamento; Compressor; Diamante; Empilhadeira com ventosa; Estilete; Impressora serigráfica; Lixadeira; Máquina de corte; Máquina de lapidar; Máquina de lavar vidros.

O que é o CBO - Classificação Brasileira de Ocupações ?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.