7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
75 - JOALHEIROS, VIDREIROS, CERAMISTAS E AFINS
752 - VIDREIROS, CERAMISTAS E AFINS
7521 - SOPRADORES, MOLDADORES E MODELADORES DE VIDROS E AFINS
752115 - Soprador de vidro
752115 - Ampoleiro
752115 - Calibrador de tubos de vidro
752115 - Calibrador na fabricação de ampolas
752115 - Colhedor - em fábrica de vidro
752115 - Fechador de ampolas (garrafas térmicas)
752115 - Soprador de vidro (material de laboratório)
Planejam atividades de sopro e moldes de vidros e cristais, dando forma ao vidro incandescente, soprando, modelando e moldando-o, manualmente ou operando equipamentos de vidraria para fabricar peças artístico-artesanais, materiais de laboratório, utilitários domésticos, embalagens, entre outros. Controlam a qualidade do produto e do processo de produção e trabalham segundo as normas de qualidade, segurança no trabalho, saúde ocupacional e preservação ambiental.
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas/aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e cinco anos de experiência profissional, conforme a ocupação. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam na fabricação de vidros. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe (células de produção), com supervisão permanente, exceto o transformador de tubos de vidro que trabalha com supervisão ocasional. Estão expostos a altas temperaturas. Executam suas atividades em ambiente fechado e com rodízio de turnos (diurno/noturno), exceto o artesão modelador (vidros), que trabalha apenas em horário diurno.
7322 - Sopladores, modeladores, laminadores, cortadores y pulidores de vidrio.
Cana de vidreiro; Equipamento de Proteção Individual (EPI); Extrusor; Forno de fusão; Instrumentos de medição; Maçaricos; Maiochas; Máquina automática de sopro; Moldes; Prensas.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.