7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
75 - JOALHEIROS, VIDREIROS, CERAMISTAS E AFINS
751 - JOALHEIROS E OURIVES
7510 - JOALHEIROS E LAPIDADORES DE GEMAS
751010 - Joalheiro
751010 - Joalheiro na confecção de bijuterias e jóias de fantasia
751010 - Joalheiro na fabricação
751010 - Joalheiro ourives na fabricação e reparação
Planejam lapidação de gemas e fabricação de joias. Preparam material para fabricação e reparação de joias, bijuteriais e lapidação de gemas. Realizam manutenção produtiva de máquinas, equipamentos e ferramentas. Fundem metais preciosos e semipreciosos. Conformam metais preciosos e semipreciosos, laminando, rebaixando, trefilando, recozendo, estampando e dobrando. Montam joias e semijoias, ajustando, encaixando, soldando, rebitando, pinando e aplicando resinas em peças. Pré-formam e facetam gemas. Dão polimento em metais preciosos e semipreciosos. Cravam gemas em peças.
Para ingressar nessas ocupações é necessário ter concluído o ensino fundamental acrescido de um curso profissionalizante de joalheria e lapidação de gemas entre duzentas a quatrocentas horas/aula, ministrado em escolas profissionalizantes. O exercício pleno da atividade ocorre após dois anos de experiência atuando na área. Vale destacar que os cursos ligados à área de joalheria, normalmente, tem uma maior carga horária por abranger atividades que envolvem projeto, criação e confecção de joias. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Esses profissionais são absorvidos no mercado de trabalho pelas indústrias: extrativas minerais não-metálicas, de fabricação de produtos de metal e minerais não-metálicos, de fabricação de móveis e indústrias diversas. Atuam em locais fechados nos horários diurnos. São empregados assalariados com registro em carteira que trabalham de forma individual, sob supervisão permanente. Eventualmente podem sofrer exposição a ruídos e material tóxico.
7313 - Joyeros, orfebres y plateros.
Buril; Equipamentos para fundição de metais; Gemas; Instrumentos de medição linear e angular; Insumos para fundição (gesso, cera); Laminador; Máquina de facetamento e polimento; Metais preciosos e semipreciosos (latão, ouro, pr; Motoesmeril; Trefilador).
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.