CBO 750205 - Supervisor da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão)

Qual o CBO para Supervisor da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão) ?

7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS

75 - JOALHEIROS, VIDREIROS, CERAMISTAS E AFINS

750 - SUPERVISORES DE JOALHERIA, VIDRARIA, CERÂMICA E AFINS

7502 - SUPERVISORES DE VIDRARIA, CERâMICA E AFINS

750205 - Supervisor da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão)

Quais são os sinônimos para o CBO 750205 - Supervisor da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão) ?

750205 - Mestre da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão)

Quais são as ocupações relacionadas para o CBO 750205 - Supervisor da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão) ?

750205 - Supervisor da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão)

Descrição Sumária:

Supervisionam uma equipe de trabalhadores de chão-de-fábrica organizados em linha de produção ou em células para fabricar vidros, produtos cerâmicos, cristais e similares, segundo procedimentos e normas técnicas, de segurança, meio ambiente e de saúde. Dirigem a equipe orientando-a na resolução de problemas e em seu desenvolvimento profissional. Asseguram disponibilidade dos equipamentos e a conformidade da produção aos padrões de qualidade. Otimizam processos produtivos, administram orçamentos e custos de produção. Comunicam-se de forma oral e escrita.

Formação e Experiência:

O acesso à ocupação pode se dar de duas formas. A mais comum é o recrutamento de pessoal com curso de técnico em cerâmica em nível médio e, para o exercício como titular, experiência na área de três a quatro anos. A segunda possibilidade é a ascensão de trabalhadores de chão-de-fábrica que acumularam conhecimentos tácitos ao longo dos anos, tendo como escolaridade mínima o nível médio. Essa ascensão é acompanhada, geralmente, de formação profissional modular e treinamentos. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício:

Atuam em empresas de produtos minerais não-metálicos, principalmente na fabricação de vidros, produtos e cristais. Supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores de uma linha de produção ou célula. Trabalham em ambiente fechado, em horários variados: diurno, noturno ou em sistema de rodízio, sujeitos a pressão e estresse no cumprimento de metas de produção.

Código Internacional CIUO 88:

8131 - Operadores de homos de vidriería y cerámica y operadores de máquinas afines.

Recursos de Trabalho:

Atomizadores; Calculadoras; Computadores e software; Equipamentos serigráficos; Formas e matrizes; Fornos; Prensas e moinho; Rebolos; Relatórios em geral; TV, vídeo, retroprojetor.

O que é o CBO - Classificação Brasileira de Ocupações ?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.