7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
75 - JOALHEIROS, VIDREIROS, CERAMISTAS E AFINS
750 - SUPERVISORES DE JOALHERIA, VIDRARIA, CERÂMICA E AFINS
7501 - SUPERVISORES DE JOALHERIA E AFINS
750105 - Supervisor de joalheria
750105 - Mestre em artigos de ourivesaria e joalheria
750105 - Mestre (fabricação de artigos de ourivesaria e joalheria)
750105 - Mestre (lapidação de pedras preciosas)
Organizam e supervisionam a produção de artigos de ourivesaria, joalheria e similares. Identificam tecnologias disponíveis no mercado, coordenam equipes de trabalho, assessoram tecnicamente os trabalhadores da produção, controlam a qualidade dos materiais para a produção e coordenam a manutenção de máquinas, equipamentos e ferramentas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.
Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas/aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam na lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, na fabricação de artefatos de ourivesaria e joalheria e nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual, presencial, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e no horário diurno. Trabalham sob pressão, o que pode levar à situação de estresse, e em posições desconfortáveis durante longos períodos. Eventualmente ficam expostos a ruído intenso.
7313 - Joyeros, orfebres y plateros.
Alicates; Aparelho de solda à gás; Balança de precisão; Buril; Fornos; Laminadoras; Limas; Paquímetro; Politrizes; Vibradoras.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.