7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
73 - TRABALHADORES DA FABRICAÇÃO E INSTALAÇÃO ELETROELETRÔNICA
731 - MONTADORES E INSTALADORES DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS EM GERAL
7313 - INSTALADORES-REPARADORES DE LINHAS E EQUIPAMENTOS DE TELECOMUNICAçõES
731305 - Instalador-reparador de equipamentos de comutação em telefonia
731305 - Especialista em linha de transmissão
731305 - Instalador de centrais telefônicas
731305 - Instalador de equipamentos de comunicação
731305 - Instalador de estações telefônicas
731305 - Instalador reparador de central
731305 - Montador de centrais telefônicas
731305 - Instalador-reparador de equipamentos de comutação em telefonia
731310 - Instalador-reparador de equipamentos de energia em telefonia
731315 - Instalador-reparador de equipamentos de transmissão em telefonia
731320 - Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações
731325 - Instalador-reparador de redes e cabos telefônicos
731330 - Reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório
Preparam, instalam e reparam – em estabelecimentos comerciais, industriais, residenciais, rurais, urbanos e órgãos públicos – linhas e aparelhos de telecomunicações, equipamentos de comutação e telefonia, de transmissão e telefonia e de energia em telefonia. Reparam aparelhos de telecomunicações em laboratório. Instalam e mantem redes de cabos. Controlam resultados de funcionamento de linhas, aparelhos, redes de cabos e equipamentos instalados, testando, analisando indicadores de desempenho e registrando informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.
O exercício dessas ocupações requer escolaridade e qualificação profissional distintas. Os instaladores-reparadores de equipamentos de comutação em telefonia e de redes e cabos telefônicos devem ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas/aula. Para os instaladores-reparadores de equipamentos de energia em telefonia, de transmissão em telefonia e de linhas e aparelhos de telecomunicações, bem como para o reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório, requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de telecomunicações oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam nos serviços de telecomunicações como empregados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente e em horários irregulares. Trabalham em ambiente a céu aberto ou subterrâneo, com exceção do instaladorreparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório, que atua em ambiente fechado. Todos trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem também ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e próximos à corrente alternada (poste).
7244 - Instaladores y reparadores de telégrafos y teléfonos.
Alicates; Badisco; Chave de fenda; Chave triângulo; Conector; Conector/desconetor para engate rápido; Desconector; Escada; Máquina de fita eriband; Megômetro.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.