7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
72 - TRABALHADORES DA TRANSFORMAÇÃO DE METAIS E DE COMPÓSITOS
725 - MONTADORES DE MÁQUINAS E APARELHOS MECÂNICOS
7256 - MONTADORES DE SISTEMAS E ESTRUTURAS DE AERONAVES
725610 - Montador de sistemas de combustível de aeronaves
Este CBO não possui sinônimos
Montam sistemas e estruturas de aeronaves; montam sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos; leem e interpretam documentação técnica. Fabricam componentes de estruturas das aeronaves. Instalam sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos, sistemas hidráulicos, de trens de pouso, de comando de voo, de combustível, de oxigênio, pneumáticos, de ar-condicionado e de pressurização, sistemas motopropulsores e unidades auxiliares de partida, sistemas de hélice, rotor e instrumentos de controle de aeronaves. Ensaiam sistemas, motores e componentes. Trabalham comprometidos com a segurança de voo e de pessoas.
Essas ocupações são exercidas por profissionais que completaram o curso técnico de nível médio em mecânica, preferencialmente nas áreas de montagem de sistemas e estruturas de aeronaves. É a prática profissional superior a três anos após formados que os qualifica para o pleno exercício na área. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Os profissionais dessas ocupações são empregados assalariados, com registro em carteira que se organizam em equipe, sob supervisão permanente de profissionais de nível superior. Trabalham em ambientes fechados ou abertos, em turnos diurnos ou noturnos. Atuam principalmente em indústrias de transporte aéreo. Podem executar algumas atividades que os submetam a pressões e posições desconfortáveis ou a exposições a material tóxico, ruídos e radiação.
8281 - Montadores de mecanismos y elementos mecánicos de máquinas.
Alicate de corte; Bancos de ensaios; Chaves Allen e torks; Chaves combinadas fixa e estrela; Furadeira; Manômetros; Martelo pneumático; Multímetros; Tesouras de corte; Torquímetros.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.