7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
72 - TRABALHADORES DA TRANSFORMAÇÃO DE METAIS E DE COMPÓSITOS
724 - TRABALHADORES DE MONTAGEM DE TUBULAÇÕES, ESTRUTURAS METÁLICAS E DE COMPÓSITOS
7246 - TRANçADORES E LACEIROS DE CABOS DE AçO
724610 - Trançador de cabos de aço
724610 - Cableador (cabos de aço)
724610 - Espulador (cabos de aço)
724610 - Operador de espulagem
724610 - Operador de máquina (pernas, fechamento, repassamento, alma)
724610 - Operador de repassadeira
Confeccionam cabos e laços de cabos de aço. Regulam máquinas de cablear, soldar e prensar, segundo padrões estabelecidos. Inspecionam a qualidade de cabos e laços de cabo de aço. Alimentam máquinas cableadoras. Repassam cabos de aço, arame, alma e perna. Soquetam cabos de aço e realizam manutenção de equipamentos. Registram informações técnicas e operacionais.
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre a quarta e a sétima séries do ensino fundamental. A qualificação para o exercício profissional é feita, geralmente, pelas empresas. A formação inicial é feita com um curso de soldagem seguida por aprendizado no próprio local de trabalho. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam em empresas de beneficiamento e confecção de cabos, utilizados no transporte de cargas e serviços, tais como construção civil, embarcações, mineração, elevadores, plataformas marítimas e outras. São contratados como empregados com carteira assinada. Organizam-se em grupos de trabalho, com supervisão ocasional, am ambientes fechados, no período diurno ou no sistema de rodízio de turnos. Podem ficar expostos a ruído intenso e altas temperaturas.
7215 - Aparejadores y empalmadores de cables.
Alicate de corte (torquês); Empilhadeira; Fieira bipartida; Máquina cableadora (de fechamento de cabos); Máquina de solda (arame); Matrizes de prensagem; Morsa; Policorte; Ponte-rolante; Prensa hidráulica.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.