7 - TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS
71 - TRABALHADORES DA INDÚSTRIA EXTRATIVA E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
716 - TRABALHADORES DE ACABAMENTO DE OBRAS
7162 - TELHADORES (REVESTIMENTOS RíGIDOS)
716210 - Telhador (telhas de cimento-amianto)
Este CBO não possui sinônimos
716205 - Telhador (telhas de argila e materiais similares)
716210 - Telhador (telhas de cimento-amianto)
Planejam serviços de cobertura de edificações. Confeccionam e montam estruturas de madeira ou metal para cobertura; colocam telhas de argila, amianto, metálica ou plástica. Operam máquinas e ferramentas para madeira ou metal.
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre a quarta e a sétima série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional de quatrocentas horas/ aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam na indústria de construção. O telhador (telhas metálicas) também pode atuar em indústrias de fabricação de telhas metálicas. São empregados assalariados com carteira assinada. Os telhadores de telhas de argila e materiais similares e de telhas de cimentoamianto podem trabalhar por conta própria. Trabalham em equipe, formada por terceiros ou própria, com supervisão ocasional. O trabalho é realizado a céu aberto, durante o dia. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades podem receber pressão para cumprimento de cronogramas, o que pode levá-los à situação de estresse. O trabalho é exposto à radiação solar.
7131 - Techadores.
Aparelho de solda elétrica; Compressor de ar comprimido; Equipamento de Proteção Individual (EPI); Esquadro, prumo, nível e linha; Metalon, perfis metálicos, cantoneiras e eletrodos; Metro, trena e paquímetro; Policorte; Pregos, parafusos, rebites e ferragens; Serrote; Vigotas, ripas, caibros, tábuas e molduras.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.