6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA
64 - TRABALHADORES DA MECANIZAÇÃO AGROPECUÁRIA E FLORESTAL
642 - TRABALHADORES DA MECANIZAÇÃO FLORESTAL
6420 - TRABALHADORES DA MECANIZAçãO FLORESTAL
642005 - Operador de colhedor florestal
642005 - Operador de máquinas florestais (colheitadeira)
642005 - Operador de colhedor florestal
Dirigem máquinas pesadas de operação florestal. Preparam atividade de colheita florestal, efetuam derrubada, descasque e desgalhamento mecânico de toras e estocam madeira. Inspecionam máquinas florestais, realizam manutenção em segundo nível de máquinas florestais e empregam medidas de segurança.
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental, acrescido de cursos básicos de profissionalização em operações de máquinas florestais ou experiência equivalente. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em indústrias de exploração florestal. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente, em sistema de rodízio de turnos. O local das atividades é a céu aberto, sendo que o operador de colhedor florestal e o operador de trator florestal exercem suas funções em veículos. Na realização de suas atividades, os trabalhadores ficam expostos a ruído intenso, à radiação solar e a esforços repetitivos.
6141 - Taladores y otros trabajadores forestales. 8331 - Operadores de maquinaria agrícola y forestal motorizada.
Combustível; Conjunto de corte; Equipamento de Proteção Individual (EPI); Ferramentas (chaves, martelo, marreta, etc.); Graxas, óleos e água; Máquinas de arraste; Máquinas de baldeio; Máquinas de carregamento; Máquinas de colheita florestal; Máquinas de traçamento.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.