6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA
62 - TRABALHADORES NA EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA
623 - TRABALHADORES NA PECUÁRIA
6234 - TRABALHADORES NA CRIAçãO DE INSETOS E ANIMAIS úTEIS
623415 - Trabalhador na minhocultura
623415 - Minhoqueiro - exclusive conta própria e empregador
623405 - Trabalhador em criatórios de animais produtores de veneno
623410 - Trabalhador na apicultura
Manejam animais e insetos, tais como abelha, bicho-da-seda, minhoca e animais produtores de veneno; extraem produtos de animais e insetos; providenciam alimentação para animais e insetos; classificam animais, insetos e seus produtos. Controlam pragas e doenças e preparam instalações e materiais de trabalho.
O exercício profissional requer, no mínimo, a quarta série do ensino fundamental e curso profissionalizante de aproximadamente duzentas horas/aula. Os que atuam em parceria geralmente tem escolaridade e qualificação elevada. O pleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Trabalham em associações, cooperativas e propriedades rurais que desenvolvem apicultura, minhocultura, sericultura e criatórios de animais venenosos. São assalariados ou porcenteiros, que trabalham sob supervisão. A maioria dos trabalhadores em serpentário é encontrada em instituições públicas, criadoras de animais, com o objetivo principal de extrair veneno para produção de soros. Podem trabalhar em locais abertos ou fechados, nos horários diurnos e, às vezes, irregulares. Algumas atividades são exercidas em alturas e em posições desconfortáveis, com exposição a material tóxico, fumaça e contato com animais e insetos perigosos.
6123 - Apicultores y sericicultores y trabajadores calificados de la apicultura y la sericicultura.
Bosques; Caixas de criação de serpentes; Carrinho de mão; EPI; Formão; Fumigador; Garfo desoperculador; Máquina peladeira; Sacaria.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.