6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA
62 - TRABALHADORES NA EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA
622 - TRABALHADORES AGRÍCOLAS
6227 - TRABALHADORES AGRíCOLAS NA CULTURA DE PLANTAS OLEAGINOSAS
622725 - Trabalhador na cultura de mamona
622725 - Quebrador de mamona
622705 - Trabalhador na cultura de amendoim
622710 - Trabalhador na cultura de canola
622715 - Trabalhador na cultura de coco-da-baía
622720 - Trabalhador na cultura de dendê
622725 - Trabalhador na cultura de mamona
622730 - Trabalhador na cultura de soja
Plantam e tratam culturas oleaginosas como amendoim, coco-da-baía, dendê, mamona, soja, girassol e linho. Produzem mudas e sementes, colhem os frutos, preparam o solo, beneficiam e armazenam a colheita.
O exercício dessas ocupações requer escolaridade até a quarta série do ensino fundamental. A qualificação para essas ocupações é obtida tacitamente no exercício do trabalho. O desempenho pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Trabalham na atividade agrícola, organizados em grupos de trabalhadores, sob supervisão ocasional, em ambiente a céu aberto, durante o dia e sujeitos à exposição de materiais tóxicos.
6112 - Agricultores y trabajadores calificados de plantaciones de árboles y arbustos.
Arame; Carrinho de mão; Enxada; Enxadão; Epis; Ferramentas (chaves, martelo, alicate, etc.); Foice; Implementos agrícolas; Tacho; Trator.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.