6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA
62 - TRABALHADORES NA EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA
622 - TRABALHADORES AGRÍCOLAS
6224 - TRABALHADORES AGRíCOLAS NO CULTIVO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS
622405 - Trabalhador no cultivo de flores e folhagens de corte
622405 - Floricultor no cultivo de flores e folhagens de corte
622405 - Trabalhador na floricultura (flores e folhagens de corte)
622405 - Trabalhador no cultivo de flores e folhagens de corte
622410 - Trabalhador no cultivo de flores em vaso
622415 - Trabalhador no cultivo de forrações
Plantam mudas, sementes, bulbos, rizomas e estacas; manejam o cultivo, colhem e acondicionam para comercialização de flores, folhagens e plantas ornamentais. Constroem estufas e telas de sombreamento e preparam local para plantio. As atividades são realizadas em conformidade com as normas técnicas, de qualidade, de segurança, meio ambiente e saúde.
Aprendem tacitamente a profissão no próprio local de trabalho, com os produtores familiares que mantem e repassam competências especializadas na área entre várias gerações de uma mesma família. O acesso à aprendizagem é independe do nível de escolaridade. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Trabalham tanto na condição de assalariado como por conta própria, geralmente em produção familiar. São homens e mulheres das mais variadas faixas etárias, incluindo várias gerações de uma mesma família, que se dedicam ao plantio de flores e plantas ornamentais. Na divisão de trabalho, frequentemente as mulheres se dedicam mais à colheita das flores, que exige habilidade manual e delicadeza. Trabalham em equipe e, em algumas atividades, em posições desconfortáveis por longos períodos, sujeitos a materiais tóxicos, ao sol e à poeira.
6113 - Agricultores y trabajadores calificados de huertas, invernaderos, viveros y jardines
Carrinho de mão; Embalagens; Enxada; Equipamento de Proteção Individual (EPI); Estilete; Fitas; Pá; Regadores; Tesouras; Trator.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.