6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA
62 - TRABALHADORES NA EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA
622 - TRABALHADORES AGRÍCOLAS
6223 - TRABALHADORES AGRíCOLAS NA OLERICULTURA
622320 - Trabalhador na olericultura (talos, folhas e flores)
622320 - Trabalhador na cultura de hortaliças
622305 - Trabalhador na olericultura (frutos e sementes)
622310 - Trabalhador na olericultura (legumes)
622315 - Trabalhador na olericultura (raízes, bulbos e tubérculos)
622320 - Trabalhador na olericultura (talos, folhas e flores)
Plantam mudas e sementes de feijão, lentilha, ervilha, tomate, beterraba, batatas doce e inglesa, cebola, mandioca, legumes e hortaliças. Produzem mudas e sementes, preparam o solo para plantio; irrigam o solo, adubam e aplicam defensivos agrícolas nas covas, mudas e sementes. Manejam área de cultivo, colhem, embalam, armazenam e comercializam os produtos.
O acesso ao trabalho é livre. Os trabalhadores, geralmente, tem ensino fundamental. Qualificam-se no próprio trabalho. O trabalho é assessorado pelas agências governamentais de assistência e extensão rural. Cooperativas, associações e o senar oferecem cursos na área. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Trabalham geralmente com contrato de parceria, no cultivo de olerícolas. O trabalho pode ser realizado no campo, a céu aberto, em estufas de plásticos e em instalações de hidroponia em jornada de trabalho diurno.
6113 - Agricultores y trabajadores calificados de huertas, invernaderos, viveros y jardines.
Adubos; Água; Combustível; Defensivos agrícolas; Equipamentos de irrigação; Ferramentas (serrote, martelo, prego, etc.); Implementos (arado, grade, sulcador, etc.); Pulverizador; Sementes; Trator.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.