6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA
61 - PRODUTORES NA EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA
612 - PRODUTORES AGRÍCOLAS
6127 - PRODUTORES AGRíCOLAS NA CULTURA DE PLANTAS OLEAGINOSAS
612710 - Produtor da cultura de canola
612710 - Produtor de canola
612710 - Produtor de colza
612705 - Produtor da cultura de amendoim
612710 - Produtor da cultura de canola
612715 - Produtor da cultura de coco-da-baia
612720 - Produtor da cultura de dendê
612725 - Produtor da cultura de girassol
612730 - Produtor da cultura de linho
Selecionam a área, preparam o solo, produzem mudas e sementes, plantam, realizam tratos culturais e beneficiam a colheita de oleaginosas tais como amendoim, canola, colza, coco-da-baía, dendê, palma, girassol, linhaça, linho, mamona e soja. Administram e programam a produção.
O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional. O desempenho pleno das atividades dessas ocupações requer cinco anos de experiência. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
O trabalho é exercido por proprietários e arrendatários que trabalham em plantações de portes variados. As culturas de dendê e coco são produzidas em pequenas propriedades, a soja é cultivada em pequenas, médias e grandes plantações. O trabalho é exposto a variações climáticas, a riscos de acidentes na manipulação de instrumentos, máquinas e agrotóxicos.
6112 - Agricultores y trabajadores calificados de plantaciones de árboles y arbustos.
Classificam-se nesta epígrafe os produtores que trabalham diretamente na terra. Os produtores agrícolas especializados nas atividades de administração e comercialização devem ser classificados, dependendo de suas funções, como: 1311 - gerentes de produção e operação da agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal. 1211 - diretores de produção e operação da agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal.
Balança; Carreta agrícola ou reboque; Colheitadeira; Computador; Equipamentos de irrigação; Facão; Peia; Secador; Semeadeira, adubadeira; Trator.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.