6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA
61 - PRODUTORES NA EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA
612 - PRODUTORES AGRÍCOLAS
6126 - PRODUTORES AGRíCOLAS NA CULTURA DE PLANTAS ESTIMULANTES
612615 - Produtor de erva-mate
612615 - Mateicultor - empregador
Administram a propriedade agrícola; cultivam plantas estimulantes tais como café, cacau, erva-mate, guaraná e fumo; plantam mudas, colhem, beneficiam e comercializam a produção. Condicionam terreno para plantio e desenvolvem atividades de preservação de meio ambiente.
O acesso a essas ocupações é livre. Em geral, os produtores tem formação mínima do ensino fundamental e a qualificação é adquirida ao longo do tempo, em ambiente familiar, onde desenvolvem as habilidades e conhecimentos necessários para dar continuidade aos negócios da família ou para iniciar seu próprio negócio. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
O trabalho é exercido por empregadores proprietários de terra, sem supervisão e organizado em equipes de trabalhadores. As atividades são realizadas a céu aberto, em horários irregulares.
6111 - Agricultores y trabajadores calificados de cultivos extensivos.
Animais de tração; EPI; Galpões e depósitos; Implementos agrícolas; Máquinas agrícolas (colheitadeira, escavadora, etc); Máquinas de beneficiamento; Secadores, estufas e barcaças; Terreiro; Tratores; Veículos e embarcações.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.