6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA
61 - PRODUTORES NA EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA
612 - PRODUTORES AGRÍCOLAS
6123 - PRODUTORES AGRíCOLAS NA OLERICULTURA
612315 - Produtor na olericultura de talos, folhas e flores
612315 - Alfaceiro
612315 - Horticultor de talos, folhas e flores
612315 - Olericultor de talos, folhas e flores
612305 - Produtor na olericultura de legumes
612310 - Produtor na olericultura de raízes, bulbos e tubérculos
Planejam a logística, gerenciam, comercializam e produzem legumes, talos, folhas, raízes, bulbos, tubérculos; preparam o local para plantio e plantam mudas e sementes; controlam pragas e doenças e efetuam tratos culturais.
O acesso ao trabalho é livre, com exigência de escolaridade de nível fundamental. As atividades são exercidas por proprietários, parceiros ou arrendatários. Pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
O trabalho é exercido por proprietários rurais, parceiros ou arrendatários que se organizam de forma autônoma ou em cooperativas. Trabalham a céu aberto, em horários variados, com exposição a variações climáticas e a riscos de acidentes de manipulação de insumos e instrumentos de trabalho.
6113 - Agricultores y trabajadores calificados de huertas, invernaderos, viveros y jardines.
Classificam-se nesta epígrafe os produtores que trabalham diretamente na terra. Os produtores agrícolas especializados nas atividades de administração e comercialização devem ser classificados, dependendo de suas funções, como: 1221 - diretores de produção e operação em empresa agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal. 1311 - gerentes de produção e operação da agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal.
Conjunto de irrigação; Corretivos; Defensivos agrícolas; Enxada; Equipamento de Proteção Individual (EPI) e coletiva; Fertilizantes; Grade; Pulverizador; Sementes e mudas; Trator.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.