CBO 612210 - Produtor de curauá

Qual o CBO para Produtor de curauá ?

6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA

61 - PRODUTORES NA EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA

612 - PRODUTORES AGRÍCOLAS

6122 - PRODUTORES AGRíCOLAS NA CULTURA DE PLANTAS FIBROSAS

612210 - Produtor de curauá

Quais são os sinônimos para o CBO 612210 - Produtor de curauá ?

612210 - Plantador de curauá

Descrição Sumária:

Administram e comercializam a produção de plantas fibrosas tais como algodão, curauá, juta, rami e sisal; preparam solo e executam o plantio; realizam atividades de colheita e armazenamento, tratos culturais e controles fitossanitários. Efetuam reparos e manutenção em máquinas e equipamentos.

Formação e Experiência:

O acesso a essas ocupações é livre. É desejável que o produtor de algodão se qualifique em curso básico de até duzentas horas/aula. O pleno desempenho das atividades de produtor de algodão ocorre após três a quatro anos de experiência, de produtor de sisal depois de um a dois anos. Para os demais, com menos de um ano. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício:

Trabalham na agricultura como empregadores ou por conta própria, sem supervisão. Executam suas funções em equipe, a céu aberto e em horário diurno. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e o produtor de algodão pode estar exposto a materiais tóxicos.

Código Internacional CIUO 88:

6111 - Agricultores y trabajadores calificados de cultivos extensivos.

Recursos de Trabalho:

Arado; Colhetadeira; Cultivador; Desfibradora; Enxada; Grades; Plantadeira; Pulverizadores; Terçado; Trator.

O que é o CBO - Classificação Brasileira de Ocupações ?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.