6 - TRABALHADORES AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS E DA PESCA
61 - PRODUTORES NA EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA
612 - PRODUTORES AGRÍCOLAS
6121 - PRODUTORES AGRíCOLAS NA CULTURA DE GRAMíNEAS
612120 - Produtor de gramíneas forrageiras
612120 - Agricultor na produção de gramíneas forrageiras
612120 - Colono na produção de gramíneas forrageiras
612120 - Granjeiro na produção de gramíneas forrageiras
612120 - Produtor de sementes forrageiras
612120 - Sementeiro
612110 - Produtor de cana-de-açúcar
612115 - Produtor de cereais de inverno
Plantam e colhem grãos, colmos e plantas tais como arroz, trigo, milho, cevada, sorgo, cana-de-açúcar, aveia e triticale; condicionam e fertilizam o solo, manejam plantas invasoras, pragas e doenças em lavoura. Comercializam e administram a produção e a qualidade do armazenamento dos grãos, feno e silagem. Providenciam consultoria técnica, documentos legais e manutenção de benfeitoria, máquinas e implementos. Instalam infraestrutura de irrigação e drenagem e monitoram volume e distribuição de água. Lideram equipe de trabalho.
O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional. As cooperativas de produtores ministram vários tipos de treinamentos a seus cooperados. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
O trabalho é exercido em fazendas e agroindústrias de médio e grande porte por proprietários de fazendas ou familiares de ambos os sexo que trabalham em forma de contrato de parcerias para cooperativas e/ou independentemente, comercializando sua própria produção, cada vez mais associada à agroindústria. O trabalho é exercido a céu aberto, em horários variados, com exposição a variações climáticas e a riscos de acidentes na manipulação de insumos e operação de equipamentos.
6111 - Agricultores y trabajadores calificados de cultivos extensivos.
Classificam-se nesta epígrafe os produtores que trabalham diretamente na terra. Os produtores agrícolas especializados nas atividades de administração e comercialização devem ser classificados, dependendo de suas funções, como: 1221 - diretores de produção e operação em empresa agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal, 1311 - gerentes de produção e operação da agropecuária, pesqueira, aquícola e florestal.
Agrotóxicos; Combustível, energia; Corretivos de solo; Fertilizantes; Máquina colhedora; Máquina semeadora, plantadeira; Pá; Pulverizador; Sementes; Trator.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.