4 - TRABALHADORES DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
42 - TRABALHADORES DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
422 - TRABALHADORES DE INFORMAÇÕES AO PÚBLICO
4223 - OPERADORES DE TELEMARKETING E AFINS
422305 - Operador de telemarketing ativo
422305 - Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)
422305 - Teleoperador ativo (telemarketing)
422305 - Operador de telemarketing ativo
422310 - Operador de telemarketing ativo e receptivo
422315 - Operador de telemarketing receptivo
422320 - Operador de telemarketing técnico
Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas/aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac ). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
9113 - Vendedores a domicilio y por teléfono.
Acessórios de proteção individual; Aplicativos (software); Apoio de teclado e mousepad; Computador e periféricos; Correio eletrônico e intranet; Headset; Manuais; Pa regulável (mesa ergonômica); Telefone fixo e call master; Voz.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.