4 - TRABALHADORES DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
42 - TRABALHADORES DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
420 - SUPERVISORES DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
4201 - SUPERVISORES DE ATENDIMENTO AO PúBLICO E DE PESQUISA
420130 - Supervisor de telefonistas
420130 - Encarregado de telefonistas
420105 - Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
420110 - Supervisor de cobrança
420115 - Supervisor de coletadores de apostas e de jogos
420120 - Supervisor de entrevistadores e recenseadores
420125 - Supervisor de recepcionistas
Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes; planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional; controlam atividades financeiras.
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.
Atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno. O supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite, e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha em períodos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisores de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e os de cobrança podem ficar expostos a ruído intenso.
4222 - Recepcionistas y empleados de informaciones
Datashow; Fax; Fone de ouvido; internet e intranet; Mapas; Microcomputador e seus periféricos; Radiocomunicador; Softwares; Telefone; Televisão.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.