3 - TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO
39 - OUTROS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
395 - TÉCNICOS DE APOIO EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
3951 - TéCNICOS DE APOIO EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
395105 - Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento (exceto agropecuário e florestal)
395105 - Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento de processos
395105 - Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento de produtos
395105 - Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias energéticas
395105 - Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações
395105 - Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento (exceto agropecuário e florestal)
395110 - Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento agropecuário florestal
Planejam, preparam e executam ensaios para as mais diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento, supervisionados por profissional de nível superior. Analisam resultados de ensaios; auxiliam no desenvolvimento de métodos, processos e produtos. Podem exercer atividades auxiliares de difusão de pesquisa e desenvolvimento.
O exercício dessas ocupações requer curso técnico na área de atuação. O tempo de experiência profissional requerido para o pleno desempenho das atividades varia de um a dois anos.
Exercem suas funções em empresas de atividades de pesquisa e desenvolvimento, de agricultura, pecuária e serviços relacionados, de construção, de extração de petróleo e gás natural, de eletricidade, gás e água quente, entre outras. Predominantemente, são empregados assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe interdisciplinar, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto; trabalham em rodízio de turnos, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
3212 - Técnicos en agronomía, zootecnia y silvicultura.
Computador; Condutivímetro; Cromatógrafos; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Espectrofotômetros; Fornos; Instrumentos de ensaio (elétricos,eletrônicos, mec; Máquinas de prod. Mecânica (furadeira, betoneira); Máquinas e implementos agrícolas; raio X.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.