CBO 332205 - Professor prático no ensino profissionalizante

Qual o CBO para Professor prático no ensino profissionalizante ?

3 - TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO

33 - PROFESSORES LEIGOS E DE NÍVEL MÉDIO

332 - PROFESSORES LEIGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO PROFISSIONALIZANTE

3322 - PROFESSORES PRáTICOS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE

332205 - Professor prático no ensino profissionalizante

Quais são os sinônimos para o CBO 332205 - Professor prático no ensino profissionalizante ?

332205 - Instrutor no ensino profissionalizante

Quais são as ocupações relacionadas para o CBO 332205 - Professor prático no ensino profissionalizante ?

332205 - Professor prático no ensino profissionalizante

Descrição Sumária:

Ministram aulas e ensinam práticas profisssionais em entidades de ensino profissionalizante; esclarecem dúvidas de alunos; pesquisam e estudam produtos, técnicas de produção e técnicas artesanais e artísticas para preparação de aulas e desenvolvimento de cursos orientados para a comunidade. Acolhem e orientam alunos sobre postura profissional, ética, cidadania e meio ambiente. Avaliam o desempenho dos alunos. Organizam o ambiente de trabalho e executam atividades administrativas.

Formação e Experiência:

Essa ocupação requer o ensino fundamental completo. Vários docentes de cursos profissionalizantes são “leigos” do ponto de vista da disciplina específica que lecionam, tornando-se professores devido à sua experiência no exercício profissional e a diversos cursos profissionalizantes que fizeram, inclusive o de preparação didático-pedagógica. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Algumas entidades de ensino tendem a contratar professores com maior nível de escolaridade, para atender aos novos requisitos legais do mec.

Condições Gerais de Exercício:

Atuam na área de ensino profissionalizante, organizando-se de forma individual ou em equipe. Alguns profissionais de entidades sociais desenvolvem atividades pedagógicas e extra-curriculares com os alunos, onde a atuação do professor na comunidade é importante, ressaltando o papel do professor como agente social. São empregados com carteira assinada ou autônomos, podendo trabalhar com supervisão permanente ou ocasional. Trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, em horário diurno ou noturno. Podem ser expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.

Código Internacional CIUO 88:

2359 - Otros profesionales de la enseñanza, no clasificados bajo otros epígrafes.

Recursos de Trabalho:

Alicate, facão, serra elétrica; Equipamento de som; Equipamentos (elétricos, mecânicos, manuais); Fogão, fogareiro; Máquinas (costura, overloque, rebitadeira); Martelo, serrote; Panificação (cilindro, masseira, fornos, estufas); Pincéis; Tear de prego; Telas (serigrafia, papel).

O que é o CBO - Classificação Brasileira de Ocupações ?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.