3 - TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO
33 - PROFESSORES LEIGOS E DE NÍVEL MÉDIO
332 - PROFESSORES LEIGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO PROFISSIONALIZANTE
3321 - PROFESSORES LEIGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
332105 - Professor leigo no ensino fundamental
332105 - Professor assistente de regência de classe
332105 - Professor indigenista bilingüe
332105 - Professor leigo em classe multisseriada
332105 - Professor leigo em regência de classe
332105 - Professor leigo responsável por escolas rurais
332105 - Professor não habilitado no ensino fundamental
332105 - Professor sem formação para o magistério
Dão aulas em escolas de zonas rurais e de regiões remotas do país; ensinam a ler, escrever e calcular; preparam aulas, material didático e planejam o ano letivo. Avaliam alunos e supervisionam suas atividades. Realizam procedimentos administrativos. No desenvolvimento das atividades, comunicam-se com os alunos, pais, equipe escolar e comunidade.
A maioria dos professores leigos tem até a quarta série do ensino fundamental. Para o exercício profissional requer-se que se matriculem no programa de formação de professores em exercício (proformação) para obter formação equivalente ao magistério. O curso baseia-se no ensino a distância e tem duração de dois anos, com fases presenciais e a distância, e com orientação de um tutor.
Atuam na área de ensino como professores de classes multisseriadas ou unisseriadas de zonas rurais e regiões remotas do país. Podem fazer acompanhamento e orientação familiar. São empregados geralmente por meio de contratos temporários , com supervisão permanente. Trabalham de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Têm condições de trabalho precárias, convivendo com a falta de recursos e de infraestrutura.
3340 - Otros maestros e instructores de nivel médio.
Livros didáticos e de histórias; Material de consumo; Material lúdico; Material pedagógico; Mimeógrafo; Sucata; Televisão; Videocassete.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.