3 - TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO
30 - TÉCNICOS POLIVALENTES
300 - TÉCNICOS MECATRÔNICOS E ELETROMECÂNICOS
3001 - TéCNICOS EM MECATRôNICA
300110 - Técnico em mecatrônica - robótica
Este CBO não possui sinônimos
Auxiliam os engenheiros em projetos, programas, controle, instalação e manutenção de sistemas de automação. Analisam especificações para aquisição de componentes e equipamentos. Atuam em equipe, podendo coordená-la.
O acesso ao trabalho dessas ocupações ocorre por meio de curso técnico de nível médio específico de mecatrônica ou formações afins como automação industrial, robótica, mecânica, eletrônica, eletromecânica ou técnico em manutenção, seguidas de especializações complementares e atualização contínuas, por tratar-se de área profissional em que o ritmo das inovações tecnológicas é acelerado. A atuação como técnico titular ocorre normalmente com um ano de experiência na área, trabalhando sob supervisão de profissionais mais experientes.
Trabalham em atividades de engenharia de projetos de automação de processos, produtos e de manutenção, nas indústrias automobilística, de informática, eletrônica, mecânica e química, entre outras. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada. Algumas das atividades exercidas podem estar sujeitas a ruídos, altas temperaturas e material tóxico.
3114 - Técnicos en electrónica y telecomunicaciones. 3115 - Técnicos en mecánica y construcción mecánica.
Alicates; Chaves de fenda; Furadeira; Microcomputador; Motoesmeril; Multímetro; Osciloscópio; Paquímetro; Softwares de programação; Soldador manual (estanhador).
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.