2 - PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES
23 - PROFISSIONAIS DO ENSINO
239 - OUTROS PROFISSIONAIS DO ENSINO NÃO CLASSIFICADOS ANTERIORMENTE
2392 - PROFESSORES DE EDUCAçãO ESPECIAL
239225 - Professor de alunos com deficiência visual
239225 - Monitor de braile
239225 - Pedagogo em educação especial de cegos
239225 - Professor de braile
239225 - Professor de cegos
239225 - Professor de orientação e mobilidade de cegos
239225 - Professor de reabilitação funcional de cego
239225 - Professor de reabilitação visual
239225 - Professor de sorobã
239205 - Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
239210 - Professor de alunos com deficiência física
239215 - Professor de alunos com deficiência mental
Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores; desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos; realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área; podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada; trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos; em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
2340 - Maestros e instructores de nivel superior de la enseñanza especial.
Aparelho de amplificação sonora coletiva; Cadeiras/mesas adaptadas aos DFs; Dicionário ilustrado; Filmadora; Impressora braile; Pranchetas de comunicação; Softwares - virtual vision, dos-vox; Teletouch; Televisão.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.