2 - PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES
23 - PROFISSIONAIS DO ENSINO
234 - PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
2345 - PROFESSORES NA áREA DE FORMAçãO PEDAGóGICA DO ENSINO SUPERIOR
234510 - Professor de ensino superior na área de orientação educacional
234510 - Docente de ensino superior na área de orientação educacional
234510 - Professor universitário na área de orientação educacional
234505 - Professor de ensino superior na área de didática
234510 - Professor de ensino superior na área de orientação educacional
234515 - Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
234520 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada; organizam-se em equipes de trabalho; atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
2310 - Profesores de universidades y otros establecimientos de la enseñanza superior.
No mercado de trabalho é comum ocorrerem casos de profissionais que exercem, concomitantemente, funções de professor universitário e pesquisador. Para codificá- los, considerar as atividades principais.
Aparelho de TV; Aparelho de videocassete; Cadeiras adequadas ao ensino superior; Computador; Datashow; Gravador; Livros; Quadro-branco (magnetoplan); Retroprojetor; Softwares educacionais.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.