2 - PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES
23 - PROFISSIONAIS DO ENSINO
234 - PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
2341 - PROFESSORES DE MATEMáTICA, ESTATíSTICA E INFORMáTICA DO ENSINO SUPERIOR
234115 - Professor de estatística (no ensino superior)
234115 - Professor de amostragem estatística (no ensino superior)
234105 - Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
234110 - Professor de matemática pura (no ensino superior)
234115 - Professor de estatística (no ensino superior)
234120 - Professor de computação (no ensino superior)
234125 - Professor de pesquisa operacional (no ensino superior)
Lecionam matemática, estatística e computação, realizam pesquisas, produzem trabalhos acadêmicos em sua área de competência; orientam alunos, planejam e implementam cursos e disciplinas, avaliam desempenho do aluno, de programas e instituições. Coordenam atividades acadêmicas e científicas. Podem prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais.
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
2310 - Profesores de universidades y otros establecimientos de la enseñanza superior. 2359 - Otros profesionales de la enseñanza, no clasificados bajo otros epígrafes.
No mercado de trabalho é comum ocorrerem casos de profissionais que exercem, concomitantemente, funções de professor universitário e pesquisador. Para codificá- los, considerar a atividade principal.
Artigos e revistas; Computador; Datashow; Giz e quadro; Livros; Papel, lapis, caneta; Software; Transparência.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.