2 - PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES
23 - PROFISSIONAIS DO ENSINO
233 - PROFESSORES E INSTRUTORES DO ENSINO PROFISSIONAL
2332 - INSTRUTORES DE ENSINO PROFISSIONAL
233225 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
233225 - Instrutor de aprendizagem em comunicação
233225 - Instrutor de aprendizagem em informática
233225 - Instrutor de aprendizagem em transportes
233225 - Instrutor de informática
233205 - Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
233210 - Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
233215 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
233220 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
233225 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino-aprendizagem; elaboram material pedagógico; sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada; garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensinoaprendizagem; fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.
O exercício desssas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Trabalham em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ONG, etc., como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, com alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo, etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
2320 - Profesores de la enseñanza secundaria. 2359 - Otros profesionales de la enseñanza, no clasificados bajo otros epígrafes.
Bancada; Calibrador; Computador; Geladeiras; Instrumentos (termômetro, densímetro, barômetro); Máquina de calcular; Máquinas (esmeril, furadeira, fresadora, torno); Material de segurança (bota, óculos, luvas, etc.); Material para silvicultura (trator, implementos); Material pedagógico-lousa, giz, flipchart; vídeo.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.