2 - PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES
23 - PROFISSIONAIS DO ENSINO
233 - PROFESSORES E INSTRUTORES DO ENSINO PROFISSIONAL
2331 - PROFESSORES DO ENSINO PROFISSIONAL
233105 - Professor da área de meio ambiente
Este CBO não possui sinônimos
233105 - Professor da área de meio ambiente
233110 - Professor de desenho técnico
233115 - Professor de técnicas agrícolas
233120 - Professor de técnicas comerciais e secretariais
233125 - Professor de técnicas de enfermagem
Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional; planejam o trabalho docente; avaliam a aprendizagem e o ensino; realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos; trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG, etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
2320 - Profesores de la enseñanza secundaria. 2331 - Maestros de nivel superior de la enseñanza primaria.
Computador, escâner, impressora; Guilhotina, tesoura elétrica; Kits didáticos em eletrônica; Laboratório fotográfico; Livros e manuais técnicos, textos, periódicos; Lousa, giz, apagador; Prensa excentrica; Software para desenvolver simulação robótica; Tesouras, caixas de metal para curativos; Vidraria para laboratório.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.