2 - PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES
20 - PESQUISADORES E PROFISSIONAIS POLICIENTÍFICOS
203 - PESQUISADORES
2032 - PESQUISADORES DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA
203225 - Pesquisador de engenharia metalúrgica, de minas e de materiais
203225 - Engenheiro pesquisador (materiais)
203225 - Engenheiro pesquisador (metalurgia)
203225 - Engenheiro pesquisador (minas)
203225 - Especialista em engenharia metalúrgica, de minas e de materiais
203205 - Pesquisador de engenharia civil
203210 - Pesquisador de engenharia e tecnologia (outras áreas da engenharia)
203215 - Pesquisador de engenharia elétrica e eletrônica
203220 - Pesquisador de engenharia mecânica
203225 - Pesquisador de engenharia metalúrgica, de minas e de materiais
Desenvolvem materiais, produtos, processos e métodos relacionados à engenharia e tecnologia, projetando e especificando equipamentos, protótipos e plantas-piloto e testando protótipos, materiais, processos e parâmetros de operação de plantaspiloto. Participam da qualificação, certificação e homologação de laboratórios e produtos. Planejam e executam pesquisas, gerenciam informações de c&t. Podem também prestar serviços de consultoria técnica, bem como dar aulas.
As ocupações da família requerem como escolaridade mínima o superior completo, sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação e especialização. Normalmente são engenheiros e profissionais com conhecimento teórico necessário para desenvolver pesquisas em engenharia e tecnologia como, por exemplo, química, física e matemática. Habitualmente, os pesquisadores titulares têm, no mínimo, cinco anos de experiência na área.
Os profissionais atuam, principalmente, em universidades públicas ou em centros de pesquisas vinculados a grandes empresas públicas, em diversas áreas como, por exemplo, em pesquisa e desenvolvimento, ensino, administração pública, defesa e seguridade social, siderurgia, extração de petróleo, mineração. Costumam trabalhar em equipes interdisciplinares compostas, muitas vezes, por pesquisadores de várias instituições ou empresas, com supervisão ocasional. Os pesquisadores em engenharia química e tecnologia, em particular, podem estar expostos a altas temperaturas e a materiais tóxicos. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado registrado.
2142 - Ingenieros civiles. 2143 - Ingenieros electricistas. 2145 - Ingenieros mecánicos. 2146 - Ingenieros químicos. 2147 - Ingenieros de minas y metalúrgicos y afines. 2149 - Arquitectos, ingenieros y afines, no clasificados bajo otros epígrafes.
No mercado de trabalho é comum ocorrerem casos de profissionais que exercem, concomitantemente, funções de pesquisador e professor universitário. Para a codificação desses casos considerar as atividades principais.
Equipamentos de ensaio; Equipamentos de medição e análise; Equipamentos de simulação; Fornos e máquinas; Materiais e equipamentos de segurança; Motores; Padrões metrológicos; Produtos químicos.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.