2 - PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES
20 - PESQUISADORES E PROFISSIONAIS POLICIENTÍFICOS
203 - PESQUISADORES
2030 - PESQUISADORES DAS CIêNCIAS BIOLóGICAS
203010 - Pesquisador em biologia animal
203010 - Carcinologista
203010 - Entomologista
203010 - Entomólogo
203010 - Ofiologista
203010 - Ornitólogo
203010 - Zoologista
203010 - Zoólogo
203005 - Pesquisador em biologia ambiental
203010 - Pesquisador em biologia animal
203015 - Pesquisador em biologia de microorganismos e parasitas
Os profissionais desta família desenvolvem atividades de pesquisa em ciências biológicas, elaboram projetos, coordenam equipes, coletam, tratam e analisam material biológico, dados e informações, geram conhecimentos, métodos e técnicas e divulgam resultados de pesquisa. Podem prestar serviços de assessoria e consultoria técnica e científica, como também podem dar aulas, planejar cursos e eventos científicos.
As ocupações requerem do profissional o curso superior completo, bem como cursos de pós-graduação e especialização, principalmente em ciências biológicas e áreas afins. É comum o ingresso e a progressão na carreira por meio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Trabalham em empresas e instituições de pesquisas públicas ou privadas e em universidades, nas áreas de saúde humana, animal e vegetal e em pesquisa e desenvolvimento. O trabalho é desenvolvido, na maioria das vezes, em equipe multidisciplinar, com supervisão ocasional. Essas equipes são da própria instituição (intrainstitucionais) ou, dependendo do projeto, podem ser formadas por participantes vinculados a mais de uma instituição (interinstitucionais). O vínculo de trabalho mais frequente é o de assalariado com carteira assinada. Trabalham em horários regulares e podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos, radiação e risco biológico.
2111 - Físicos y astrónomos. 2113 - Químicos. 2114 - Geólogos y geofísicos. 2121 - Matemáticos y afines. 2132 - Programadores informáticos.
No mercado de trabalho é comum ocorrerem casos de profissionais que exercem, concomitantemente, as funções de pesquisador e professor universitário. Para a codificação desses casos considerar as atividades principais.
Equipamento de informática; Equipamentos de caracterização física e química; Equipamentos de medição; Equipamentos para coleta de amostras; Ferramentas operacionais (de campo e laboratório); Fonte de radiação eletromagnética; Literatura técnica especializada na área; Reagentes químicos; Recipientes para armazenamento de amostras; Utensílios de laboratório.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.