2 - PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES
20 - PESQUISADORES E PROFISSIONAIS POLICIENTÍFICOS
201 - PROFISSIONAIS DA BIOTECNOLOGIA E METROLOGIA
2012 - PROFISSIONAIS DA METROLOGIA
201205 - Pesquisador em metrologia
Este CBO não possui sinônimos
201205 - Pesquisador em metrologia
201210 - Especialista em calibrações metrológicas
201215 - Especialista em ensaios metrológicos
201220 - Especialista em instrumentação metrológica
201225 - Especialista em materiais de referência metrológica
Para ingressar nessas ocupações requer-se curso superior completo em física, engenharia, engenharia têxtil, administração, dentre outros, seguido de curso de especialização em metrologia com duração entre duzentas e quatrocentas horas/aula. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Para o pesquisador em metrologia, o pleno desempenho ocorre após quatro ou cinco anos de experiência.
Esses trabalhadores atuam em áreas de pesquisa e desenvolvimento, fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais, equipamentos de instrumentação e outras atividades empresariais. São empregados com carteira assinada, com supervisão ocasional e trabalham em equipe multidisciplinar, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, são consultores. Podem passar longos períodos em posições desconfortáveis e expostos a materiais tóxicos, radiação, agentes físicos, químicos e biológicos e produtos inflamáveis.
2149 - Arquitectos, ingenieros y afines, no clasificados bajo otros epígrafes.
Ambiente laboratorial controlado; Certificados de calibração dos padrões; Equipamentos de ensaios; Instrumentos de medição; Materiais de referência; Normas técnicas; Padrão; Procedimentos técnicos; Programas computacionais; Sistema de aquisição de dados.
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.